Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
Professor, quando se fala que o Universo é plano quer dizer que ele não possui forma definida? Quando penso em plano penso em algo bidimensional. Queria entender este ponto
Dizer que o Universo seja plano é dizer que as linhas que divirjam de algum ponto, apontando sempre na mesma direção, determinam, duas a duas, planos que passem por esse ponto. No caso de um universo positivamente curvo, linhas assim serão curvas que, duas a duas, formarão superfícies encurvadas fechadas, como esferas e elipsoides. No caso de universo negativamente curvo, linhas assim formarão superfícies encurvadas abertas, cuja curvatura se abre para lados opostos da superfície, conforme se considerem curvas ortogonais a partir de um ponto, como uma sela de cavalo ou a superfície de uma trompa. No caso da curvatura positiva, o universo será finito, mesmo que não tenha fronteira. No caso plano e de curvatura negativa, o universo será infinito. O que se sabe, a partir de dados observacionais, é que o Universo seja plano, logo, infinito. Então ele sempre foi infinito, desde que surgiu. A expansão não é o aumento de seu tamanho, mas da separação entre seus pontos (lugares). Todavia, mesmo sendo plano como um todo, há curvatura do espaço no entorno de concentrações de massa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário