Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 31 de janeiro de 2015
A bondade e a maldade não existem,são apenas conceitos criados pelo ser humano,naturalmente nada é mal,nada é bom,assim é a mãe natureza.
Negativo. Há bondade e há maldade sim. Bondade e maldade são qualificações das ações e, por extensão, do ser que as pratica com regularidade. Isto é, pode-se dizer que alguém que pratique mais ações bondosas do que maldosas, seja bondoso e vice versa. E essa qualidade pode ser facilmente aferida pelos resultados das ações. Ações que provoquem dor, prejuízo, tristeza, sofrimento, infelicidade, são más, exceto se visarem a obtenção de um bem maior. Ações que provoquem alegria, satisfação, lucro, felicidade, são boas, exceto se isso for feito às custas de ações más para mais seres. Em suma, boa é a ação que maximiza a felicidade para o maior número de seres e má o oposto disso. Além disso, uma ação é boa se pode ser erigida como regra a ser prescrita para que todos a façam e que seja algo de que desejemos ser alvo. Ações também podem ser boas ou más mesmo quando exercidas por agentes não conscientes, como a natureza, mas nesse caso, não se lhes pode imputar a categorização como bons ou maus. Da mesma forma que um agente consciente só pode ser dito bom ou mau no exercício de uma ação se ela o for de modo livre e consciente. A natureza, não age conscientemente, portanto ela não é má nem boa. Mas as ações que ela provoca podem ser más ou boas em função do que acarretem. Daí ser preciso distinguir maldade e bondade como características do agente ou da ação. Mesmo seres não humanos que tenham consciência poderão estabelecer esse caráter às ações.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário