Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 31 de janeiro de 2015
Negativo. A própria civilização e cultura existem por causa do cérebro humano, que é moldado pela natureza. Logo, os instintos continuam prevalecendo. A racionalidade é uma forma de instinto sofisticada. O egoísmo está no gene do homem, de modo que a produção é melhor com competição.
Discordo totalmente. A razão suplanta o instinto. Foi a racionalidade que levou à civilização e não os instintos. Nas épocas de paz é que se construiu o progresso, a cultura. As guerras, advindas dos instintos primitivos de dominação, sempre foram destrutivas. Vencer os instintos é que produz o progresso, o bem estar, a felicidade. O egoísmo pode ser superado. O ser humano não é só egoísta. Ele é altruísta também. E o altruísmo é que constrói. O egoísmo é negativo. A civilização é a superação do egoísmo pela virtude. E o anarco-comunismo é o suprassumo da sociedade virtuosa e altruísta. É o sonho acalentado por todos os grandes líderes pacifistas e não pelos generais que nem merecem o epíteto de líderes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário