sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Boa Noite... Ernesto querido, quanto tempo não nos falamos... Mas deixe eu te fazer à minha primeira pergunta: Existe alguma teoria física que o senhor ou você (como achar melhor) não concorde, e por que?‎

Teorias são modelos de explicação da realidade já devidamente comprovados com base nas informações disponíveis até o momento. Portanto não se trata de concordar ou não. Não há como discordar. O que se pode discordar são das hipóteses, isto é, modelos de explicação ainda não comprovados e em nível de discussão e de testes. Dentre as hipóteses atualmente em discussão, não acho que a dita, impropriamente, "teoria das supercordas" seja um modelo correto de descrição da realidade. As dificuldades que se têm apresentado para uma comprovação dela me levam a considerar sua inadequação. Tenho para mim que a gravitação não conseguirá ser incluída entre as interações em um modelo unificado como se pretende. Ou seja, ela não é uma interação. Outra proposta de que discordo é a do multiverso, ou dos universos paralelos, tanto a concepção quântica quanto a concepção relativística (que são diferentes). Para mim as possibilidades não realizadas em nosso universo não são realizadas em outro. Simplesmente não são realizadas. Há, ainda, outras hipóteses que não aceito, como a dos "táquions", a das "pontes de Einstein-Rosen". A do universo eterno oscilante, para mim, também não apresenta indícios de veracidade. Mas posso estar errado em minhas suposições e mudar de pensamento se informações que as corroborem forem identificadas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails