Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015
A ciência, como as religiões, possui fé em alguma coisa? Muitos crentes dizem que os cientistas têm fé na organização racional do mundo.
A ciência possui crenças e não fé. Crença é a aceitação de assertivas como verdades sem que se tenha evidência ou comprovação desse fato. Isso é inevitável acontecer, desde que haja fortes indícios de plausibilidade. Fé, contudo, é uma crença sem nenhum indício de plausibilidade. Isso a ciência não abraça. Por outro lado, os cientistas não consideram que o mundo seja racional. O mundo é como é, sem racionalidade nenhuma. O que é racional, em ciência, são os modelos descritivos da realidade. Eles são construídos racionalmente para aderirem o máximo possível ao funcionamento do mundo. Mas o mundo não tem nenhum compromisso em seguir nenhum modelo que o descreva. Tanto que, amiúde, os modelos são corrigidos, em razão da detecção de comportamentos reais em desacordo com eles.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário