segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Ernesto, suas respostas são de fato muito científicas e provavelmente certas, apenas, se uma pessoa tivesse uma visão diferente da sua e acreditasse em energias místicas e disponibilizasse seus conhecimentos a sociedade, ainda acha que se trata de um enganador?

Depende. Se essa pessoa estivesse convicta de suas crenças, mesmo enganado, não seria um enganador. Como acontece com muitos missionários religiosos. O importante é que as pessoas tenham um espírito inquiridor, crítico, questionador e contestador, para que analisem com imparcialidade toda proposta. Isso tem que ser desenvolvido no processo educativo formal, dentro das disciplinas científicas, históricas e filosóficas. Por isso é que venho me batendo desde que comecei a lecionar, em 1968, em vão. E isso é o que sempre fiz em minha atividade de magistério. O importante não é treinar para passar no ENEM e nos vestibulares. O importante é, além de adquirir conhecimentos, desenvolver a habilidade de pensar, de inquirir, de examinar, de questionar, de criticar e contestar (inclusive o professor), Sempre adorei as alunas e alunos que me contestavam. Esses é que eram os bons. Minhas provas não tinham respostas certas padronizadas. Eu propunha problemas (e não exercícios) para serem resolvidos e várias soluções diferentes poderiam ser certas. Eu pedia para que argumentassem para mim algo que não tinha sido dado em classe, mas eles tinham desenvolvido sua habilidade de raciocinar. Eu estimulava sua inteligência, sua percepção. Nada de decoreba. Eles é que tinham que redescobrir as leis da Física, como se fossem cientistas, devidamente orientados, é claro. Se todas as pessoas forem assim, as propostas esotéricas mirabolantes não encontrarão jamais guarida na humanidade. Por isso é que muitos políticos e espertalhões não querem saber de povo bem educado e instruído, bem pensante. E isso é que nós, os professores e professoras, temos que incutir na juventude: Capacidade de pensar.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails