Tenho e já li esse livro. Claro que participei, como protagonista crítico. Inclusive fiz mestrado onde Feynman lecionou, no CBPF. E, em 1979, continuava da mesma forma que em 1951. Dei centenas de murros em ponta de faca para mudar o processo educacional, em vão. Só na EPCAR, em que lecionei de 1968 a 1976 é que o ensino era como Feynman queria. Mas isso, até lá, acabou. Porque as universidades e o MEC não querem pessoas que, realmente, tenham conhecimento e habilidades mas, apenas, que saibam responder questões de exames. E essas são ridículas, baseadas em decorebas e problemas tipo. Leia isto: http://www.uel.br/cce/fisica/pet/EnsinoRichardFeynman.pdf.
Alguns aspectos que venho insistindo em vão é que o ensino de ciência tem que ser, primordialmente, experimental. Com experimentos feitos pelos próprios alunos toda semana, antes da aula teórica sobre o assunto. Que ele se façam de cientistas e descubram, por si próprios, as leis. Que se tornem historiadores e geógrafos e investiguem, por si mesmos, ainda mais agora, com a internet, os fatos históricos e geográficos. Que filosofem sobre tudo. Que não estudem pelos livros, mas "escrevam" os livros. Que sejam especuladores críticos, questionadores e contestadores. Está tudo errado esse negócio de aulas, turmas, provas, séries, notas. Isso não leva à aquisição de conhecimentos, ao desenvolvimento de habilidades, ao aprimoramento da inteligência e da sensibilidade, à educação do caráter, ao enriquecimento cultural, ao entrosamento social, ao compromisso com o mundo, à manutenção da saúde e ao cultivo dos relacionamento interpessoais e à conquista da felicidade. E isso tudo é que o processo educativo tem que propiciar, desde o nível infantil até o pós-doutorado.
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segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
Há um conhecido trecho do livro "Surely you're joking, Mr. Feynman!", onde Feynman conta um pouco da sua experiência no Brasil. Nele, o físico lança críticas rigorosas ao ensino da ciência no nosso país. Você chegou a participar desse sistema educacional? Concorda com a crítica? Acha que melhoramos?
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