Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 1 de fevereiro de 2015
http://ask.fm/wolfedler/answer/121668723997 Então uma opinião como essa não é racista porque não é uma ação física? Ah, pelo amor de Deus, Ernesto. Tinha que ser branco.
Isso não é uma opinião de quem seja branco. É uma opinião de quem pensa. Racismo é uma atitude que se revela em atos. Isso é o conceito do que seja racismo. Gostar ou desgostar de quem seja de qualquer raça, do mesmo modo que achar que tal ou qual raça seja superior ou inferior a tal ou qual também não é racismo. Racismo é agir contra quem seja de alguma raça por esse fato. E isso não se refere apenas a brancos contra negros, mas a negros contra brancos, judeus contra árabes, árabes contra judeus, japoneses contra brancos, brancos contra japoneses, tutsis contra hutus, hutus contra tutsis e assim por diante. Não considero que nenhuma raça seja superior ou inferior a qualquer outra, mas não acho que quem pense que seja seja racista por isso. Será racista se agir em prejuízo de alguma raça em função do que considera. Mesmo que considere que a sua própria é que seja inferior. Da mesma forma que não tenho sentimento de aversão ou não afeição por quem quer que seja em função de sua raça. Poderia perfeitamente amar uma mulher de qualquer que fosse a sua raça. Mas não acho que quem não goste de pessoas por serem de certa raça seja racista, se não agir contra essa raça por conta de sua desafeição. Esse é o conceito que tenho do que venha a ser racismo. Eu não sou racista, não acho que nenhuma raça seja inferior a nenhuma outra e não tenho desafeição por ninguém pelo fato de ser da raça que seja. Seu comentário "Tinha que ser branco" é desairoso e injusto. Mesmo que eu esteja errado em minha concepção do que venha a ser racismo, isso não tem nada a ver com o fato de que eu seja branco. Pessoas de qualquer raça podem ter essa concepção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário