Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 1 de fevereiro de 2015
http://ask.fm/wolfedler/answer/121739045917 Reclamar porque eu digo "tinha que ser branco" você reclama, mas achar ruim considerar negros inferiores é opinião? TINHA QUE SER BRANCO. E racista.
Nossa questão não se reporta a se eu seja ou não racista e sim a que definição se deve dar a "racismo". Para mim a definição abrange o comportamento caracterizado por ações. Para você abrange o comportamento caracterizado não só por ações, como também por pensamentos, opiniões e sentimentos. Em ambas as concepções eu não sou racista. E o fato de que minha concepção da definição da palavra seja diferente da sua absolutamente não me configura como racista. Vou examinar com amplitude a semântica da palavra. Se eu estiver equivocado, mudo minha concepção. Mas isso não fará nenhuma diferença em relação ao fato de ser eu racista ou não. Só que, no caso de racismo ser o que você entende que seja, então racismo só será um crime se se caracterizar como uma ação. Opiniões e sentimentos não são crimes. Achar isso também não me caracteriza como racista, pois isso é válido a respeito do que quer que seja. Atleticano que não gosta de cruzeirense não é criminoso por isso. Mesmo que tenha a opinião de que cruzeirenses sejam hediondos. Crime seria ele praticar qualquer ação que ferisse um cruzeirense em qualquer aspecto. O mesmo se aplica a opiniões e sentimentos religiosos, políticos e outros. Intolerância é algo intolerável. Mas só será um crime se se manifestar em atos. Pensamentos, opiniões e sentimentos nunca são crimes. Achar isso não me caracteriza como intolerante. Acho, por exemplo, que machismo seja, também, algo intolerável. Mas não acho que uma pessoa que pense que homens sejam superiores a mulheres seja um criminoso. Ou quem seja misógino. Crime será se a pessoa agir no sentido de prejudicar alguém por ser mulher.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário