Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 11 de maio de 2015
Voce ja disse que o melhor metodo de estudo e' ensinar, preparando uma aula ou uma apostila, por exemplo. Mas que metodo eu devo utilizar para me preparar para ensinar? Estou em busca de um metodo mais eficiente e eficaz e gostaria de saber como voce estuda.
Pense que sua aula seja uma encenação teatral. Ela é. Ensaie o espetáculo. Prepare o texto, primeiro se assenhorando de tudo o que encontrar a respeito. Você não vai ser apenas a atriz. Vai ser a dramaturga e a diretora. Tem que escrever o roteiro, o libreto da ópera, o "screen-play". A partir de seu levantamento, redija, com suas próprias palavras, o texto que terá que apresentar e que constará do livreto de acompanhamento da peça, isto é, da apostila. Não seja nem extremamente sintética nem prolixa demais. Pense no tempo que tem a dispor. Em uma aula de 50 minutos tem que caber introdução, exposição, desenvolvimento, recapitulação, aplicações, conclusão e coda. Como se fosse uma sinfonia com voz. Na introdução tem que constar a motivação. É preciso saber a razão de se estudar aquele assunto. Bem como um resumo histórico de como ele foi descoberto. Na exposição se apresenta o assunto, isto é, de que se trata, sobre que versa, que conceitos envolve, que definições requer. Isso tem que ficar bem explanado e delimitado, ou seja, em que casos se aplica e em que não se aplica. No desenvolvimento se tem que verificar como aquilo se justifica, como pode ser induzido ou deduzido, bem como a que consequências pode levar. Se houver fórmulas, elas têm que ser deduzidas. A recapitulação é a elaboração de um resumo esquemático do que se viu. A recapitulação também envolve a elaboração e a resposta de um questionário conceitual. Depois é preciso treinar como o assunto se aplica a casos reais, por meio da resolução de exercícios (que apenas habilitam a manipular conceitos e fórmulas) e de problemas (que exigem a descoberta do modo pelo qual tenham que ser resolvidos). A conclusão á a formulação de uma frase que expresse sinteticamente o conteúdo estudado. A coda (cauda em italiano, que é o trecho com que se encerram os movimentos das sinfonias e concertos) é uma peroração sobre a vinculação do que se estudou com outros aspectos da realidade, como éticos, psicológicos, sociais ou de outra ordem. Com isso você terá estudado em abrangência e profundidade um assunto. Isso é um trabalho que tem que ser feito para cada capítulo que abranja um tema completo da matéria em estudo e dispende um tempo de três a quatro horas de dedicação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário