Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 30 de junho de 2015
Professor, é possível fazer algum experimento (de fácil acesso) para se detectar a Radiação Cósmica de Fundo? Seria possível com um Radiômetro?
A radiação de fundo é captada pelos aparelhos de televisão, uma vez que sua frequência se situa na faixa da transmissão de TV. Todavia para se mostrar que, de fato, é a radiação, seria preciso eliminar todas as outras possíveis fontes de sinal que pudessem estar sendo captadas. Especialmente seria preciso estar sintonizando um canal que não fosse associada a nenhuma estação de TV. Além disso, seria preciso usar uma antena parabólica e apontar para diferentes direções para mostrar que o sinal continuava o mesmo, independentemente da direção de que fosse proveniente. Esse sinal é aquele chuvisco que se vê na tela da TV quando ela não está sintonizada em nenhuma estação. Mas, parte dele, é apenas o "ruido de fundo" do próprio circuito interno do aparelho. Não há um experimento simples que detecte, de modo inequívoco, essa radiação. Em astrofísica ela é detectada por radiotelescópios, cujos circuitos são mantidos a baixa temperatura para minimizar o ruido interno.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário