Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 8 de setembro de 2015
Por que os expoentes das formulas de fisica são sempre numeros inteiro? Por exemplo: poque energia cinética = mv^2/2 e não mv^2,356 /2
Nem sempre são números inteiros, como acontece, por exemplo, com a equação de transformações adiabáticas e politrópicas de gases. PV^(gama) = constante. As que possuem exponentes inteiros resultam da existência de proporcionalidades diretas múltiplas. No caso da energia cinética a questão é que trabalho um corpo poderia realizar por estar em movimento. Esse trabalho tem a ver com a força que ele faça ao perder o movimento e o deslocamento que ele provoca enquanto isso acontece. Ora, como a força é dada pela rapidez da variação da quantidade de movimento linear, será proporcional à velocidade possuída. E o deslocamento provocado também será proporcional à velocidade possuída. Então será proporcional à velocidade duas vezes, e, logo, ao quadrado da velocidade. O fator (1/2) provém do fato de que, à medida que vai freando a velocidade vai diminuindo e, assim, o gráfico v x t será um triângulo retângulo em que o cateto horizontal é o tempo e o vertical a velocidade inicial. A área desse triângulo vale a distância percorrida e e igual à metade da área do retângulo calculado pelo produto da velocidade pelo tempo. Isso multiplicado pela quantidade de movimento, mv, dividida pelo tempo, dará a expressão (1/2)mv².
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário