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sexta-feira, 13 de novembro de 2015
Ernesto, gostaria de saber se em ensino superior a mecânica clássica também se baseia em apenas aproximações e artifícios para que o resultado seja válido assim como suas teorias.
A mecânica clássica considera três aproximações. A primeira é a de que as velocidades não sejam muito grandes (digamos, até um décimo da velocidade da luz). A segunda é que as partículas não sejam muito pequenas, de modo a ainda conterem muitos átomos (digamos um milhão de átomos). A terceira é de que os campos gravitacionais e eletromagnéticos atuantes não sejam muito intensos. Além desses limites ela não funciona, isto é, suas previsões teóricas não coincidem com o que se observa nos fenômenos. Mas ela leva em conta muita coisa que foi desprezada na física do Ensino Médio, como a resistência do ar, o empuxo, as variações de massa dos corpos, seus formatos, a textura de suas superfícies. A teoria clássica mais completa é a Eletromagnetohidroviscotermodinâmica. Mas não é relativística e nem quântica. A introdução da relatividade especial e geral, bem como dos fenômenos quânticos já é feita também, mas aí já se entra em um campo de extrema complexidade. Todavia ele é abordado em muitas pesquisas. Também se tem outra abordagem que é a dos sistemas dinâmicos caóticos. Existe, também, a mecânica estocástica. É interessante, também, ver as concepções de Ilya Prigogine sobre o indeterminismo.
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