terça-feira, 10 de novembro de 2015

Sua mãe era uma mulher sábia? Qual foi a ''coisa'' mais importante que ela te ensinou?

Minha mãe e meu pai eram meus heróis. Pessoas de imensa sabedoria e bondade, honestidade, honradez, diligência, caridade. Eram verdadeiros santos mesmo. Meu pai me passou a noção de que todos são iguais e ninguém é superior nem inferior a ninguém. Portanto ninguém deve ser chamado de "senhor" ou "doutor". Além da probidade e do desprendimento a todo custo. Minha mãe me passou, especialmente, o dom da caridade, de ajudar a todos sem o menor desejo de recompensa. Sem nem que quem esteja sendo ajudado o saiba. Sem nenhum alarde. Mesmo levando prejuízo e fazendo sacrifício por se privar do que necessita para doar a quem precise. Minha casa vivia cheia de gente comendo, crianças pobres doentes sendo tratadas. E os dois me passaram o deslumbramento pelo conhecimento, minha mãe na área científica, meu pai na área de humanidades. Além das artes, especialmente a música e a pintura. Minha mãe tocava piano e desenhava muito bem, retratos a "crayon" e a carvão. Eram muito inteligentes, instruídos, cultos e, principalmente, sábios. Daquela sabedoria sem a menor presunção. Eram imensamente queridos por todos e eu os amava imensamente. Acho que fui uma criança e um homem extremamente privilegiado por ter tido os pais que tive. Eram funcionários públicos e, até, ganhavam bem. Mas não tinham dinheiro para nada, nem para comprar uma casa, pois distribuíam o que ganhavam para os outros. Além de terem recusado todas as heranças que receberam para os outros herdeiros mais necessitados. O que ele não gostavam eram de políticos e de padres. Que só queriam se aproveitar do trabalho deles para colher os louros sem fazer nada. E eles queriam é fazer, sem nenhum louro. Tudo no anonimato. Me educaram como preconizavam Freinet e Ferrer, sem autoritarismo e com o espírito de colaboração em vez de competição. Não eram ateus, mas eram livre pensadores tipo deístas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails