Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 10 de novembro de 2015
Qual o referencial inercial utilizado por Newton para estabelecer suas leis? como entender as leis newtonianas na Terra, uma vez que ela não está desprovida de aceleração?
De modo geral, o referencial tido como inercial, para estudo de movimentos sobre a superfície da Terra, é o chamado "referencial das estrelas fixas", que são as que possuem paralaxe tão pequena que não dá para ser observada. São as que se encontram a mais de 100 anos luz de nós (ou mais ainda). Realmente elas não são fixas, pois giram com a galáxia. Como o período orbital da galáxia é de centenas de milhões de anos, elas são praticamente fixas, considerando o período de revolução da Terra e, mesmo, o orbital. Só não servem para estudar o movimento do Sol em torno do centro da galáxia. Neste caso se tem que fixar um referencial em outras galáxias, bem distantes. Não há um referencial absoluto no Universo. O mais próximo disso é o referencial da radiação de fundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário