Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 13 de novembro de 2015
Professor, uma coisa que não me entra na cabeça... Se o universo é infinito, como ele esta se expandindo? Pois com o Big Bang, o universo começou a aumentar seu tamanho certo? ou errado?
Errado. Sendo infinito, o Universo sempre foi, desde que surgiu, e sempre será infinito. Mesmo assim ele se expande. Isso não significa que fique maior, pois o infinito não aumenta. O que significa a expansão é que a distância entre os lugares vai aumentando, sem que nada saia do lugar. Não há movimento de conteúdo na expansão e sim inchamento do espaço entre os pontos. Claro que, sobreposta a essa expansão cósmica, também existem os movimentos próprios do conteúdo, que sai do lugar. A expansão é de tal forma que, quanto mais afastado for um lugar do outro, mais, proporcionalmente, eles se afastam entre si, em dado tempo. Ou seja, a taxa de variação da separação é proporcional à separação. Quando se diz que o Universo, no Big Bang, estava reduzido a um ponto, isso é incorreto. O que estava reduzido a um volume extremamente pequeno (mas não nulo) era o "UNIVERSO OBSERVÁVEL", que é a porção do Universo que, de onde estamos, somos capazes de observar (teoricamente, se houver instrumento capaz). Isso representa, hoje, uma esfera de 46 bilhões de anos-luz de raio em torno de nós. Essa é a distância em que se encontra um ponto que tenha mandado para nós um raio de luz no Big Bang (há 13,8 bilhões de anos) e esse raio foi trafegando enquanto o Universo ia inchando até nos atingir. O que estiver além só vai nos atingir no futuro. Mas tem Universo além disso, sem limite.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário