Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 31 de agosto de 2017
http://ask.fm/wolfedler/answers/137496781341 Mas o maniqueismo nem sempre é válido, certo? É que nem classificar as pessoas entre boas e más, sendo q muitos tem algo de bom e/ou ruim. Por exemplo os anarcocapitalistas são vistos por muitos conservadores como esquerdistas por serem anarquistas.
O maniqueismo nunca é válido. As pessoas não são nem completamente más, nem completamente boas. Em geral a lógica das possibilidades a respeito da maioria dos assuntos não é dicotômica, isto é, as respostas não são apenas "certo" ou "errado", "sim" ou "não". Existem as gradações, os "tons de cinza". E mais, tampouco se distribuem ao longo de uma única dimensão, como mostra o "teste de Nolan". Há inclusive, mais de duas dimensões. Além da social e da econômica, que ele considera, há ainda a política, a tecnológica, a ambiental, a cultural, a moral, a filosófica, a religiosa e outras, para se caracterizar o espectro da personalidade de uma pessoa. Difícil é elaborar questões que permitam o enquadramento da pessoa nessas dimensões todas, bem como atribuir uma escala de aferição da posição entre os extremos, para cada uma. Mesmo os anarcocapitalistas que são politicamente a favor da inexistência do estado e economicamente a favor da liberdade total de mercado, podem diferir em suas concepções de liberdades sociais, considerações ecológicas, podem ser ateus ou teístas de diferentes religiões (e considerar as outra erradas), podem ser empiristas ou racionalistas e assim por diante. Então a questão de esquerda e direita não é tão simples. Mas uma coisa é certa: a esquerda é igualitária e a direita desigualitária. Essa é a distinção essencial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário