Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 31 de agosto de 2017
Os fótons podem ocupar o mesmo espaço simultaneamente? Mas e como eles não possuem a propriedade de impenetrabilidade dos férmions?
Sim, podem. Acontece que os fótons não são partículas do mesmo tipo dos férmions. Para começar eles não têm massa. Eles são apenas um "pacote de onda eletromagnética". Isso significa que eles são as porções da onda que podem ser absorvidas e emitidas. A onda sempre é formada por um número inteiro de fótons. Não há fração de fóton. Mas cada fóton é um pedaço da onda. E eles se interpenetram, porque a onda são campos elétricos e magnéticos. E os campos não são materiais. Na propagação da onda os fótons individuais não são percebidos. Só na emissão e absorção. Tanto que, mesmo quando se envia uma onda de intensidade tão débil que representa um fluxo de fótons separados, eles se interferem consigo mesmo, em um experimento de fenda dupla, por exemplo, formando as franjas de interferência. Não se sabe qual é o tamanho de um único fóton. Em geral se considera que seja o do comprimento de onda. Mas isso não é garantido que seja e, mesmo assim, só representaria a extensão do fóton na direção de sua propagação e não nas direções perpendiculares. Portanto não há como saber o "volume" de um fóton.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário