sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Ernesto, para você, o quanto a leitura é importante para o próprio desenvolvimento?

Muito. Praticamente toda a minha visão de mundo, todo o meu conhecimento, minhas posturas, minhas convicções, meu modo de ser tiveram sua origem a partir de leituras que sempre fiz, sobre as quais sempre refleti para assimilar, cotejar, contestar e, no que fosse conforme ao que concluí, adotar como parte de mim mesmo. Claro que, além disso, houve o exemplo das pessoas com quem convivi, especialmente meus pais, professores e outras, inclusive as que, mais recentemente, interagi pela internet. Mas uma parte imensamente significativa de tudo o que sou se deve a tudo o que li e estudei. Não especialmente o que estudei por ser conteúdo escolar mas, principalmente o muito que estudei que não era conteúdo escolar nenhum, que é a maior parte de meus estudos. Mesmo no que se refere aos estudos escolares, desde a pré-escola até a pós-graduação, jamais me ative apenas à bibliografia adotada e indicada, sempre me municiando de vários textos complementares e suplementares para sustentar meu aprendizado e fazê-lo mais profundo e abrangente do que o exigido pela escola. Com isso, desde criança, fui formando minha biblioteca, que hoje já está chegando aos sete mil livros, além de mais de dez mil revistas, cinco mil discos, dois mil vídeos, centenas de partituras e de gravuras, dezenas de mapas e mais além. De fato, não li tudo isso, mas já li, pelo menos, um terço, sendo que muitos desses livros não são de leitura corrida, mas de consulta. Eu diria que um terço desse material é de matemática e física, um terço de literatura e artes (especialmente música e pintura) e um terço de outros conhecimentos gerais. Seguramente de um quinto a um quarto de todo dinheiro que já ganhei na vida eu apliquei em minha biblioteca.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails