Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 23 de janeiro de 2018
Professor, boa noite. Venho uns dias pensando sobre um determinada ideia. O que o senhor acha sobre duas "entidades" que "vive" em nossas consciências ? O Eu consciente e MINHA consciência .
Em verdade temos vários "eus" dentro de nós. O "eu" primário é o que percebe nosso fluxo de pensamento e que nos identifica como algo distinto do resto do mundo. Acima desse há o "eu" que observa o eu primário e contempla o que ele faz. Também pode se manifestar um "eu" terciário que observa o eu secundário observar o eu primário. E assim por diante. O que se chama de consciência é exatamente essa percepção que o organismo tem de si mesmo, isto é, o "eu", que se considera o dono da própria pessoa, quando ela diz "o meu corpo", "a minha mente". O "eu" é o dono disso tudo. No entanto o "eu" é uma função orgânica e faz parte da mente, mesmo que se considere o dono dela. A mente é uma ocorrência do sistema nervoso em conjunto com os órgãos dos sentidos, as glândulas endócrinas e, de modo geral, todo o organismo. Mas a mente não tem só o "eu" consciente. Parte do processamento mental é inconsciente (aliás a maior parte). De qualquer modo, o que a mente processa e decide inconscientemente é uma decisão do "eu" da pessoa em questão. Ou seja, a pessoa é responsável, mesmo, pelas escolhas inconscientes que faz. A consciência nada mais é do que uma percepção que o cérebro (e seus anexos) faz do funcionamento de si mesmo. Mas ele funciona sem que esse funcionamento seja levado à percepção consciente também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário