Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
Professor, não se pode dizer que o universo como um todo está se movendo pois não há nada "fora" dele pois não há "fora", e desse modo, não há nenhum referencial que se possa adotar para se dizer se está em repouso ou em movimento, ainda que o momento angular e linear universais são nulos. Certo?
Certamente. Todavia, como o universo se expande, a posição global das galáxias, umas em relação às outras, se altera, em razão da variação de suas distâncias, mesmo que elas não experimentem movimento relativo próprio. Cada galáxia vê as demais como se estivessem se afastando de si, com uma velocidade tanto maior, quanto maior a distância em que se encontram. Mas isso não é, propriamente, um movimento, no sentido de que as coisas mudam de lugar. Os lugares é que se tornam mais longínquos uns dos outros, mesmo que nada saia do lugar. Mas também há movimento próprio, isto é, enquanto isso ocorre, as galaxias saem, também, de seus lugares, em ração da interação gravitacional recíproca delas, isto é, em relação ao encurvamento do espaço que umas fazem nos lugares em que as outras estão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário