Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
Estudar muito Física e Matemática aumenta o QI?
Depende do modo como se estuda. Se se estuda de forma a buscar a compreensão dos fenômenos e se busca uma forma de modelá-los matematicamente, como faria um cientista e, depois, se deduz consequências previsíveis desse modelamento e as testam em confronto com a realidade, assim sim, se desenvolve a inteligência. Por isso é que o bom método pedagógico é o da "redescoberta orientada", em que o professor conduz o estudante a descobrir, por si mesmo, as leis e a deduzir os teoremas. Mas isso é o que os alunos não gostam, pois tem que quebrar muito a cuca. Eles querem que se dê o resultado de mão beijada, bem como se indique os macetes para resolver cada tipo de problema que aparecer. Isso pode ser bom para acertar questões de vestibulares e do ENEM, pois eles são formulados para verificar esse tipo de competência. Mas é PÉSSIMO para desenvolver a inteligência e para fazer o aluno ENTENDER, física e matemática. Isso é o que eu venho lutando para mudar há quarenta anos, mas não sou vitorioso em minha proposição, pois nem os professores querem fazer assim, já que lhes dá muitíssimo mais trabalho. Todo mundo: pais, professores, diretores e alunos só querem sombra e água fresca. Ninguém quer ter conhecimento nem ser inteligente, porque dá MUITO TRABALHO, é MUITO DIFÍCIL, é MUITO COMPLICADO. Então... que se fique na mediocridade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário