Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 25 de janeiro de 2018
Professor, o fato de vivermos em um universo plano já está confirmado ou há apenas indícios? E mesmo a densidade atual do universo for quase igual a crítica, podemos viver em um universo plano, sem ser necessariamente igual?
O caráter plano do Universo pode ser aceito com confiança em relação aos dados atualmente disponíveis dentro do âmbito do Universo Observável. Contudo pode ser que o que o Universo Observável apresenta seja uma característica local, não apresentada pelo Universo como um todo. Além do mais, em cosmologia, sempre estão aparecendo novas informações que reformam as concepções anteriores, de modo que não se pode garantir que isso seja confirmado. Se eu entendo que por "igual" você esteja se referindo a homogêneo e isotrópico, mesmo que, do nosso ponto de vista, isso se verifique, pode ser que não seja verdade de outros pontos de vista. A suposição que seja verdade é conhecida como "Princípio Cosmológico", que se estende não apenas ao espaço, mas também ao tempo, ou seja, que o desenvolvimento temporal do Universo tenha se dado de modo que, em todos os momentos, ele tenha sido e continuará sendo homogêneo e isotrópico. O Princípio Cosmológico não implica na planicidade do Universo mas, reciprocamente, a planicidade requer a homogeneidade e a isotropia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário