Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
Professor, sendo "frio" e "quente" estados de um sistema, é incorreto falar que ambos se propagam, certo? O que se propaga é radiação térmica, que contém energia que se transforma em térmica, e essa transferência se dá por calor.
Sim, frio e calor são expressões vulgares para o estado térmico de um sistema, indicado por sua temperatura. Temperatura é uma grandeza intensiva que não se propaga. Ela é local. O que se propaga é o calor, que significa energia térmica em trânsito. E energia térmica é a totalidade das energias de um sistema internas a ele, tanto cinéticas quanto potenciais. A temperatura é uma medida da densidade de energia cinética translacional intermolecular ou interatômica das partículas de um sistema. Não inclui as energias potenciais e nem as energias cinéticas rotacionais e vibracionais intramoleculares ou intra-atômicas. A transmissão do calor pode se fazer por três modos: radiação, condução e convecção. Note que calor não é uma propriedade de um sistema, mesmo considerada extensiva, como energia. Calor é uma quantidade de energia transferida entre sistemas ou partes de sistemas. Como o trabalho. O calor, de fato, é constituído de um resultado estatístico de uma quantidade imensa de trabalhos microscópicos entre as partículas (átomos, íons ou moléculas) dos sistemas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário