Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 23 de janeiro de 2018
Sobre as ondas. O que eu quis dizer é: o que faz com que a luz tenha esse comportamento ondulatório? Ao invés de se mover em linha reta, pq ela se move como uma onda? (Não só a luz, como todas as ondas)
Ondulação é um fenômeno resultante de dois outros: inércia e elasticidade. Além do fato do sistema não ser totalmente confinado, mas se estender, pelo menos em uma dimensão. Então, se se estabelecer uma situação inicial de desequilíbrio, a elasticidade provocará o retorno ao equilíbrio e a inércia provocará a ultrapassagem desse equilíbrio, causando novo desequilíbrio no sentido oposto que provocará a repetição da ocorrência. Isso vem a ser uma oscilação. Se o meio em que a oscilação ocorra se estender em alguma direção, as ligações da vizinhança com a parte que está oscilando fará com que essa vizinhança oscile também e isso vá se propagando para onde o meio se estenda, o que constitui a onda. Mesmo que o meio não seja material, como no caso de campos, tal fenômeno acontece. Um campo elétrico que seja forçado a variar vai induzir um campo magnético, que tenderá a trazer o campo elétrico à condição inicial. Mas também há a inércia do campo, que, uma vez chegada à condição inicial, pelo próprio fato de se ter alterado para isso, promove sua alteração em sentido oposto e, daí, tudo recomeça. Esses campos oscilantes, então, passam a gerar campos oscilantes e tal situação se solta da fonte geradora e vai para o espaço, o que é um pulso de onda eletromagnética. Se a ocorrência que gerou o pulso se repetir periodicamente (por meio da manutenção de um dipolo elétrico oscilante, por exemplo), então se formará um trem de ondas eletromagnéticas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário