Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
Você já disse que demonstrar teoremas geométricos estimula o raciocínio lógico, mas tem que ser teoremas complexos ou mesmo os mais simples
O treinamento tem que começar com os mais simples e ir progredindo até os mais complexos. Da mesma forma que tem que começar pelo estudo de demonstrações já desenvolvidas mas não se ater a elas, progredindo para demonstrações inéditas, que não se tem onde verificar se estão corretas. Então é preciso recorrer a um matemático para julgar a correção do raciocínio. Essa última etapa é que é a mais importante para desenvolver o raciocínio e aprimorar a inteligência. O mesmo vale para a resolução de problemas inéditos para os quais não se tem uma resposta para conferir se acertou. Tem-se que confiar na própria segurança em resolvê-los corretamente. O bom seria que o fato de errar trouxesse algum prejuízo real, para que a pessoa trabalhasse sob tensão, o que acicata o cérebro e o faz dar o máximo de si. Imagina se a pena para o erro fosse a perda da vida. Isso pode acontecer, de fato, se se está em uma nave espacial que tenha ficado à deriva no espaço e perdido a comunicação com a Terra e os tripulantes tivessem que programar o computador da nave para conseguir voltar com o combustível, os alimentos e o oxigênio que ainda restam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário