Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
Professor, ultimamente tenho lido bastante sobre Maxwell e pelo que conclui, ele teve um papel para o eletromagnetismo semelhante ao que Newton teve para a mecânica, mas aí me surgiu uma pergunta: Por que Maxwell não é tão reconhecido como gênio (pelo menos fora da academia) quanto Newton é?
Porque, à época, os fenômenos eletromagnéticos não faziam parte do dia a dia das pessoas, como os mecânicos. Apenas 15 anos depois, Hertz produziu as ondas eletromagnéticas e elas só foram aplicadas 8 anos depois. De qualquer modo a realidade física por trás do funcionamento do rádio, bem como televisão, telefonia e telecomunicações em geral, para o grande publico, é um completo mistério (até mesmo um simples controle remoto para abrir portas de garagens). O estudo da física no nível médio, raramente chega até as ondas eletromagnéticas. Mesmo nos cursos de ciências exatas das universidades, se não forem dedicados especificamente ao assunto, não as abordam na física geral (como também a parte atômica e nuclear). O fato de Einstein ter se tornado uma celebridade é uma anomalia, já que outros tão importantes quanto ele são completamente desconhecidos do público, como Bohr, Heisenberg, Schrödinger, Dirac, Fermi, Feynman e outros. Talvez tenha sido porque ele não penteava o cabelo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário