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terça-feira, 3 de julho de 2018
Afinal, como tu lidava com os alunos medíocres ? Os preguiçosos, os seus princípios, os mal educados, os desinteressados, etc.
Em minhas aulas eu sempre tentei motivar todos os alunos. Todavia sempre há os que não se interessam mesmo e que estão lá só porque os pais obrigam. Esses eu apenas não deixava que atrapalhassem o aprendizado da turma e, realmente, desistia de que eles aprendessem. Em geral eram reprovados, porque eu sempre fui exigente nas avaliações. E, na Universidade, minhas provas eram todas com consulta e duração de quatro horas. Geralmente quatro questões, mas cada uma gastava umas quatro páginas de papel almaço para serem resolvidas, que eu exigia com comentários e sempre dedutivas. Nada de problemas numéricos. No Ensino Médio eu também pedia problemas literais, mas tinha os numéricos também. E, sempre, havia questões conceituais, pois acho que, muito mais importante do que as aplicações, é a compreensão perfeita da teoria. Essas tinham que ser resolvidas por meio de uma redação mais extensa, em que eu corrigia, também, os erros de português. Tipo assim: "Exponha como se chega na equação da segunda lei de newton, mostrando o que é definição e o que é lei física nela". Isso eu sempre dava, mesmo no nível médio, por meio da abordagem de Mach, que é fantástica. Veja isto:
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