Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 3 de julho de 2018
Baseando-me em Birkhoff, gostaria de saber: Se o universo não pode perceber quando uma simetria esférica (estrelas de nêutrons) supostamente pulsa (contraindo ou expandindo), pela mesma razão o universo não poderia "saber" quando a massa simétrica gira. Você concorda?
Não é uma questão de concordar e sim de verificar teoricamente se esse é o caso. A presença de rotação acarreta duas consequências que se manifestam no espaço-tempo circundante. A rotação aumenta o conteúdo de massa-energia, aumentando a curvatura e, por outro lado, provoca o surgimento de uma torção no espaço-tempo, adicional à curvatura. As equações originais de Einstein não contemplam o efeito da torção, mas elas já foram expandidas para levar em conta espaços-tempo com curvatura e torção. Isso é observado em situações em que a rotação é, de fato, muito grande, como se pode ver nos discos de acreção, quando existem em volta de estrelas de nêutrons e buracos negros. A contribuição da rotação em comparação com a massa de estralas ordinárias é desprezível e não se percebe.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário