Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 1 de julho de 2018
Ernesto, vale realmente a pena encarar Métodos Matemáticos como uma disciplina isolada? Não seria melhor estudar apenas por livros de física? Aí, quando a matemática for requerida ir nesses de livros de métodos e estudar? Assim, estudaria apenas o "necessário". Falo para alguém que estuda por conta.
Não. Para se entender Física Teórica é preciso dominar muito bem a matemática porque a todo momento surge um caso que você tem que saber de antemão que recurso matemático é preciso para resolver. Se você for estudar só o que for preciso quando for preciso, você nem vai saber o que está precisando e nem se existe algum recurso que se encaixa do que você está precisando. Por isso é que a disciplina Métodos Matemáticos é dada no meio do curso, depois dos quatro cálculos e das quatro físicas gerais (ou, pelo menos, dos três primeiros), antes que se estudem as disciplinas finais do bacharelado, que requerem matemática mais pesada. Enquanto isso vai se vendo, paralelamente, a Física Moderna intermediária e mais fenomenológica, que só requer de matemática os cálculos e de física as físicas gerais, bem como a mecânica clássica I, que é a vetorial. A mecânica analítica já requer cálculo variacional e o eletromagnetismo II já requer equações diferenciais parciais, sem falar das Física Quânticas teóricas que requerem tudo dos métodos matemáticos. Para se estudar por conta própria é bom pegar um currículo de bacharelado de uma universidade e ir estudando na sequência sugerida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário