Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 2 de julho de 2018
newton foi genial porque tanto era físico matematico quanto fisico teorico e tanto fisico experimental. claramente ha uma diferença entre fisica experimental, matematica e teorica, a matemática é mais voltada ao rigor matematico das teorias e as outras?
Matemática é uma linguagem lógica para traduzir relações quantitativas entre entidades passíveis de apresentar propriedades mensuráveis, bem como possibilitar inferências decorrentes dessas relações. Mesmo que a Matemática não seja empírica, por incrível que pareça, suas conclusões lógicas conferem com o que a natureza apresenta factualmente com grande precisão. Daí sua imensa aplicabilidade como ferramenta de estudo científico. A física experimental cuida de examinar o comportamento dos sistemas naturais, em seus aspectos mais fundamentais e, com o concurso da matemática, expressar as relações quantitativas que as grandezas associadas às propriedades exibidas por esses sistemas apresentam entre si. Já a física teórica, faz uso pesado da matemática para produzir modelos descritivos do comportamento da natureza, em termos de grandezas convenientemente definidas e das leis empíricas que a física experimental verifica serem observadas pelos fenômenos envolvidos. Com isso ela formula teoremas que podem ter sua validade verificada experimental ou observacionalmente e, assim, confirmar as teorias e permitir que novas inferências possam ser feitas o que leva a novas descobertas de relações insuspeitadas que, por sua vez, são novamente verificadas e assim por diante. Essas novos comportamentos teoricamente descobertos, muitas vezes, são o fundamento de aplicações tecnológicas de extremo valor. Portanto a Física, como uma ciência, tem que se auto alimentar tanto da parte teórica quanto da experimental, apoiando-se na matemática e fazendo uso da tecnologia (engenharia) tanto para desenvolver equipamentos de teste e, por sua vez, municiando a tecnologia do controle de fenômenos que lhe capacite a produzir artefatos aplicados de grande utilidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário