Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 1 de julho de 2018
O problema de Gettier coloca o conhecimento científico no mesmo nível de veracidade epistêmica das crenças religiosas. O ateísmo, além disso, é compatível com o niilismo e a negação da existência do livre-arbítrio, bem como da moral responsabilidade. Lamento dizer, mas você está enganado!
Nada disso. A veracidade epistêmica do conhecimento científico é muito superior à de qualquer crença religiosa, pois estas não são submetidas a testes de falseamento e nem as religiões admitem que suas crenças sejam provisórias e sujeitas a verificação fática. Pelo contrário, a grande virtude do conhecimento científico é ser sempre provisório e sempre sujeito a contestação, sendo substituído se se verificar que esteja errado. Quanto ao niilismo, ele é ateísta, mas o ateísmo não precisa ser niilista. O ateísmo pode, perfeitamente, assumir valores éticos e estéticos sem a menor menção à existência de divindades. Aliás, é assim que concebo o ateísmo, como uma concepção impregnada de valores éticos e estéticos e perfeitamente sintonizada com a elevação e disseminação do bem e a erradicação do mal. E o ateísmo não exclui, em absoluto, a existência do livre-arbítrio, que é um fato da natureza, advindo do indeterminismo e da incausalidade do comportamento dos componentes do Universo em escala microscópica. Lamento dizer, mas VOCÊ, está enganado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário