terça-feira, 3 de julho de 2018

Você programa em quais linguagens de programação? Como você as aprendeu?

Antigamente, antes dos microcomputadores, eu programava em Fortran e, depois, aprendi PL1. Atualmente, nos micros, eu só programo em Visual Basic e apenas para aprimorar planilhas do Excel, que faço muito. Uma linguagem que eu gostaria de aprender é a Phyton. Cheguei a estudar Pascal e, no tempo do DOS, fazia algumas coisas em Clipper e em programação para o DBase. Mas o que eu gostaria mesmo é de fazer programas de manipulação de imagens e de sons, especialmente edição de partituras com programas que já fazem a harmonia. Outro tipo de programação que eu mexia é a das linguagens de computação algébrica, como o Derive, o MathCad, o Maple, o Matematica, o Maxima e o Xcas. Meu interesse maior é em cálculo tensorial. Isso eu fazia muito no Derive, ainda no tempo do DOS, já que minha tese de mestrado foi em relatividade geral. Ainda uso o Derive para DOS, cujo programa cabe em um único disquete de 1,44 MB, aqueles de 3,5 polegadas (ainda tenho as unidades leitoras de disquetes de 3,5 e 5,25 polegadas). Mas esse Derive exige que se instale um emulador de DOS, como o DOSBox. O Derive para Windows é muito caro e eu não uso programas piratas por princípio.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails