Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 20 de agosto de 2018
Quanto a intuição é importante na vida? Em quais momentos ela seria primordial para fazermos que é certo e\ou melhor para nós?
A intuição é tão ou mais importante do que a razão. Aliás a intuição nada mais é do que o raciocínio inconsciente. E o inconsciente é responsável pela grande maioria de todo o processamento cerebral. O que aflora à consciência, como um palpite intuitivo, é o que o cérebro ruminou em suas profundezas, sem que a consciência tivesse conhecimento. Mas não deixa de ser algo advindo de nosso próprio "eu", de nossa personalidade, pois cada um é tudo o que sua mente processa, seja consciente, seja inconscientemente. Isso é o resultado de todas as experiências de vida e de todos os conhecimentos assimilados, que estão sepultados no inconsciente, mas não apagados. Assim o cérebro trabalha com isso tudo e apresente sua conclusão à consciência, que percebe tal coisa como uma intuição. Em geral a intuição é mais sábia do que a razão consciente. Mas ambas devem ser levadas em conta. Quanto se diz que a neurociência mostra que uma decisão já é tomada antes que se pense nela, é porque ela foi tomada por um pensamento inconsciente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário