quarta-feira, 24 de abril de 2019

Como surgiu este desejo de estudar Cosmologia? Foi depois de fazer a Faculdade de Matemática ou surgiu anteriormente? Foi motivado por alguém? Este curso ainda existe e é muito procurado? As pessoas que o fazem,geralmente vão para o exterior?

Desde meus tempos de ginásio sempre tive um grande interesse por física e astronomia, bem como astrofísica e cosmologia. Já havia lido vários livros de divulgação científica sobre o assunto. Também tinha muito interesse em filosofia. Pretendia fazer graduação em física, mas como não tinha em Barbacena e não dava para meu pai me bancar em Belo Horizonte ou no Rio, acabei fazendo matemática. Todavia física e astronomia sempre foram meus maiores interesses científicos. Depois de formado, ainda fiquei sete anos lecionando antes de fazer o mestrado. Nesse tempo meu interesse por cosmologia cresceu, especialmente por ser a parte mais filosófica e menos aplicada da física (não gosto de nada aplicado - gosto de ciência pura, totalmente desinteressada, exceto no conhecimento). Daí, quando chegou minha vez de fazer o mestrado, na fila do Departamento de Física da Universidade Federal de Viçosa, procurei onde havia cosmologia e vi que o melhor lugar era no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro. Fui lá e conversei com o coordenador do curso, que aquiesceu em ser meu orientador, o Mário Novello. Depois, ao chegar minha vez de fazer o doutorado, eu havia sido nomeado Pró-Reitor de Graduação e, assim, adiei a saída. Depois fui ocupando outros cargos administrativos e acabei desistindo do doutorado. Existem várias instituições que possuem programa de pós-graduação em cosmologia no Brasil, com um total de mais de cem alunos. Muitos fazem o doutorado no exterior. Como cosmologia não é experimental, contudo, há muito espaço para o trabalho de pesquisa no Brasil mesmo, não só nas universidades, mas nos centros de pesquisas, como o CBPF, o Observatório Nacional e o Instituto de Física Teórica, da USP.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails