quarta-feira, 12 de junho de 2019

Ano sideral e ano trópico

Costuma-se dizer que um ano é o tempo que leva a Terra para completar uma órbita completa em torno do Sol, de acordo com o referencial das "estrelas fixas". Todavia esse é o conceito de "ano sideral". O ano que se usa normalmente é o "ano trópico", que é outra coisa.
Existe uma precessão do eixo de rotação da Terra, isto é, um movimento cônico desse eixo (que passa pelos pólos), semelhante ao de um pião cujo eixo vai rodando enquanto o pião gira em torno dele. Tal precessão faz com que o eixo, em relação às estrelas fixas, complete um cone completo no período de 25.771 anos. Em razão disso, os equinócios, isto é, os pontos da órbita em que o plano da órbita intercepta o plano do equador e os dias são iguais às noites, não ocorrem no mesmo lugar, em relação às estrelas fixas, a cada ano, girando de 0,84 minutos de arco por ano.
Define-se o ano trópico como o tempo decorrido entre dois equinócios correspondente consecutivos (dois de primavera ou dois de outono). Esse tempo é, portanto, uma fração 1/25771 menor do que o ano sideral, o que corresponde a 20min24,5s de tempo a menos.
Sendo o dia efemérido definido como 86400 segundos do sistema internacional, o ano trópico de 1900 durou 365,24217 dias efeméridos ou 365,24219 dias solares médios.
https://en.wikipedia.org/wiki/Axial_precession
https://en.wikipedia.org/wiki/Sidereal_year
https://en.wikipedia.org/wiki/Tropical_year
https://en.wikipedia.org/wiki/Ephemeris_day
https://en.wikipedia.org/wiki/Solar_time
Astronomia é um assunto muito interessante.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails