Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 12 de junho de 2019
https://ask.fm/wolfedler/answers/144264157213 Essa questao é muito interessante. Voce tem referencias (sites, livros) para estudar principalmente esses detalhes?
Os valores das distâncias e das velocidades mencionadas são achados na Wikipedia, nos artigos sobre a Lua, a Terra e o Sol. A informação sobre a gravidade do Sol e da Terra sobre a Lua pode ser calculada por você mesmo, usando a fórmula da gravitação universal. Isso permite concluir sobre o sentido da concavidade da órbita da Lua em torno do Sol. Finalmente, por meio de um programa de desenho vetorial, como o Corel-Draw ou o Inkscape, você pode fazer o desenho em escala dessas órbitas e verificar. Coloque a Terra a quatro metros do Sol e trace um círculo com centro nele. Isso será a órbita da Terra, que é quase circular. A um centímetro além e aquém, trace dois outros círculos que serão tangente à órbita da Lua na lua nova (o interior) e na lua cheia (o exterior). Divida a órbita da Terra em 24 partes, a cada 15º. Esses serão os pontos de lua nova e lua cheia, alternadamente. Por meio da ferramente de traçado de curvas bezier, trace, então, a órbita da Lua em torno do Sol. passando pelos pontos, ora aquém, ora além, de 15º em 15º e você verá que essa curva é sempre com a concavidade voltada para o lado do Sol. A Terra e a Lua orbitam o Sol como se fossem dois carros em Indianápolis, ora um ultrapassando o outro, ora o outro ultrapassando o primeiro, sempre por fora, fazendo 24 ultrapassagens por volta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário