Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 12 de junho de 2019
Professor, fora do âmbito das ciências da natureza, você acredita em neutralidade, mais especificamente em neutralidade política? Afirmar não possuir ideologia alguma implica ser conivente com a estrutura política vigente?
Não é possível ser neutro politicamente. O que acontece é que não existem apenas duas opções ideológicas em política. E, muitas vezes, se confunde ideologia econômica com ideologia política. Capitalismo e comunismo, por exemplo, não são opções políticas e sim econômicas. Democracia, acracia e autocracia é que são sistemas políticos. O Socialismo Estatal é uma ideologia hibrida, tanto política quanto econômica. Mas não é comunista, como dizem. Além disso, há as ideologias sociais, como o conservadorismo e o libertarianismo. Nem são políticas nem econômicas. Quem se diz neutro, em verdade, está optando por uma ideologia. Quanto a ser conivente com as estruturas políticas, econômicas e sociais vigentes, depende de onde se esteja e em que época, já que o que vige num lugar e numa época é diferente do que vige em outro lugar ou em outra época.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário