Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 12 de junho de 2019
Professor, sobre desigualdade social , o que acha desse artigo? Pode dar uma explicação do ponto de vista da esquerda , do comunismo e do anarquismo? https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/12/economia/1499885667_519440.html?rel=mas
A questão é que a igualdade, com a abolição da hierarquia, é a concepção mais justa, fraterna, harmônica, pacífica e propiciadora da maximização da felicidade, mesmo que apresente grandes dificuldades, até mesmo por causa das pulsões instintivas mais profundas do ser humano, para ser realizada. Claro que isso requer que se contrariem os instintos e uma elaboração mental muito mais elevada. Todavia o que a civilização vem fazendo, ao longo dos milênios, é, justamente, contrariar os instintos. O homem civilizado é o oposto do homem instintivo. A direita é mais instintiva e a esquerda é mais cerebral. É assim mesmo. O que se precisa é, pela educação, levar a humanidade a optar pelo que seja mais difícil, mas que seja mais justo. E educação não é só transmissão de conhecimentos. É, principalmente, formação do caráter e aprimoramento da inteligência e da sensibilidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário