Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 28 de agosto de 2012
"A dor é inevitável, o sofrimento é opcional". Você concorda com essa frase? Realmente somos capazes de optar por sofrer ou não?
Não concordo. Acho que há casos em que o sofrimento também é inevitável, não importa como você seja, principalmente no caso de dor física, como uma fratura de osso. Quanto à dor psicológica ou moral, ela não é dor na origem, mas apenas sofrimento, que pode causar até dor fisiológica e, mesmo, a morte, por infarto, por exemplo. Dor é uma ocorrência fisiológica, sofrimento é uma ocorrência psicológica. Um pode acarretar o outro e vice-versa. Não somos sempre capazes de optar por não sofrer. O que podemos é nos treinar para evitar o sofrimento e o conseguirmos, muitas vezes. Mas nem sempre. A morte de um ente querido dificilmente não nos provocará sofrimento. O rompimento de um romance com alguém a quem realmente amamos também, como a perda de um emprego, ter a casa assaltada e nos levarem tudo, ser sequestrado e sofrer alguma tortura, mesmo que apenas psicológica. Ser uma pessoa totalmente insensível de modo a não sofrer nada com esses fatos, para mim, é muito difícil. Eu diria que só se fossemos vulcanos ou psicopatas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário