Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 30 de agosto de 2012
O problema não estaria mais na instrumentalização desse aspecto da psique humana? O problema não estaria mais no exercício do poder sobre isso e não no religare em si?
Esse é o problema das religiões. Seus líderes usam a crença das pessoas para dominá-las, com algumas exceções. Admito que se tenha crença no sobrenatural, mesmo que considere que não existe, mas como algo de foro íntimo, que pode ser compartilhado, mas não institucionalizado e instrumentalizado como veículo de dominação. Isso, para mim, é abominável. Acho que a espiritualidade e a transcendência devam ser cultivadas e possam, mesmo, ser objeto de alguma atividade social que congregue as pessoas em torno disso. Mas não que seja algo dogmático e engessado em liturgias e preceitos irremovíveis, que segregam entres si grupos de pessoas, mesmo que congreguem as pessoas de um mesmo grupo. Como se fossem torcidas de times de Futebol. Isso é muito ruim. Acho que a maioria dos ateus é mais solidária e agregativa do que religiosos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário