quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Pra mim é uma grande mentira que a religião é um grande problema para os seres humanos, como Sr. parece constantemente dizer. Um ex, no fundo o sionismo israelita é ateu. http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=HcQ6gVOIeGk&NR=1

Considero que seja um problema sim, porque as religiões se estruturam e propõem às pessoas um projeto de vida baseado em pressupostos falsos. Mesmo que elas preguem a virtude e propiciem às pessoas um apoio frente as vicissitudes da vida. elas o fazem com base no prêmio e no castigo aplicados por Deus em uma vida não biológica que teria prosseguimento após a morte do organismo. Ora, isso é uma conjectura inteiramente não confirmada e, de fato, muito provavelmente, totalmente falsa. Todas as benesses que uma religião possa propiciar, e elas propiciam, seja qual for (não há evidência nenhuma de qual delas seja a correta), podem perfeitamente ser obtidas, e até de melhor forma, sem elas. É o caso da caridade, do conforto espiritual, da solidariedade mútua, do compartilhamento, da fraternidade e muitos outros bons aspectos das religiões. Alem disso, sem elas, as pessoas não teriam motivação religiosa para se hostilizarem mutuamente, como acontece entre muitos seguidores de religiões diferentes. Não teriam esse tipo de pretexto para fazer guerra. A humanidade poderia ser mais harmônica e fraterna. Mesmo que se creia em Deus e, até, na existência de uma alma imortal, tais crenças, sem filiação a religião nenhuma, são preferíveis.

2 comentários:

Paulo César disse...

Caro Professor, vi que o Sr. foi professor da EPCAR. Gostaria de saber se seria possível o Sr. disponibilizar, ou indicar onde posso obter, a prova de matemática aplicada no exame de admissão dessa escola em 1981. Antecipadamente grato.
Paulo César.

Ernesto von Ruckert disse...

Lecionei na EPCAR de 1968 a 1976. Já procurei essas provas em vários links e não achei.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails