...Conceito pode ser fundamental a psique humana. Humanistais laicos fazem isso mas o chamam de a Humanidade (Gênero Humano), mas sem a imagem poética do Ser. Não qualquer imagem mas uma que simboliza o quão frágil nós somos diante do Universo (phishys)
...e o quanto temos que crescer. Essa poética do Ser é tão bela vejo eu que cada cultura pode construir a sua. Cada pessoa também, O Ser pode a Substância, o Genêro Humano, um Pai, o que você querer que ele seja. Por isso tenho fé na realidade de Deus...
... Construida por minha experiência vital e por valorizar o que EU escolho das outras cultural. O Homem criou deus, concordo. Mas que Deus me transforma todos os dias porque com essa realidade sou um com ele. Todos podem ser.
Qual seria a opinião do Sr. dessa perpecitiva?
RESPOSTA: Concordo. Como um ser, Deus não existe. Mas como um conceito, de algo que represente o conjunto de todos os valores elevados, que transcendam à mera sobrevivência, como o amor, a bondade, a verdade, a justiça, a beleza, a bravura, a nobreza e outros afins, puramente humanos, é certo, mas nada comezinhos e sim que propiciem um sentimento de enlevo, como o que se sente ao ouvir uma toccata de Bach, executada no órgão de uma catedral gótica, Deus pode existir. E esse Deus não se precisa de fé para aceitar, pois sua existência é uma evidência. Essa noção de Deus, eu aceito e, inclusive, vivencio.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário