Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Se por qualquer motivo o anarco-comunismo não for possível, então, para você, o 'comunismo de Estado' seria a melhor ideologia política?
Não, absolutamente. Em verdade o que se chama "Comunismo de Estado" não é comunismo. No comunismo a propriedade não é do estado. É diretamente das pessoas. Portanto, o comunismo é essencialmente anárquico. O anarquismo é que pode não ser comunista, mas individualisa. O que chamam de "Comunismo de Estado" é o "Socialismo de Estado". Se for plenamente democrático, isto é, se for uma opção não imposta, mas escolhida pelo povo, acho válida. Mas jamais como uma "Ditadura de Proletariado", ou de quem seja. Qualquer ditadura, de esquerda ou de direita, é abominável. É preciso distinguir bem entre politica e economia. Socialismo é um sistema econômico, que pode vigorar em regime político democrático ou ditatorial. Comunismo é outro sistema econômico, como o capitalismo. Já anarquismo é um regime político, que pode ser comunista ou capitalista. O que caracteriza o anarquismo é a ausência do estado e do governo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário