Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 27 de novembro de 2012
O que acha destes que te consideram burro e ignorante apenas pelo fato de você pensar diferente deles?
Tudo o que penso e digo é fruto do que assimilei, sobre o que refleti e concluí. Mesmo que não seja o que muitas pessoas pensem que seja o correto, é o que considero que seja, até que me convençam do contrário. E estou sempre disposto a mudar o modo de pensar. Não vejo que seja nenhuma atitude burra de minha parte. Sigo tranquilo porque vejo que o que digo não é bobagem nenhuma, mesmo que possa contrariar o que muita gente considera como verdades estabelecidas. Em verdade percebo que estou na companhia de colegas contestadores de peso, que, ao longo da história, foram os que fizeram alguma diferença para o progresso da humanidade. Quem, simplesmente, acata sem refletir, criticar e, se for o caso, contestar, tudo o que esteja estabelecido em dado momento e lugar, não deixa contribuição nenhuma. Os grandes lideres (não que eu seja nenhum) foram os que discordaram: Buda, Lao-Tsé, Sócrates, Jesus, Lutero, Darwin, Freud, Gandhi, Einstein, Mandela e vários outros. Claro que houve os nefastos, como Hitler, Stálin, Mao. Mas os bons não foram nada cordeirinhos.
Quanto às pessoas que me consideram burro e ignorante, o que acho é que elas não têm a abertura para o contraditório, que é a alavanca do progresso das concepções e das instituições. Mesmo no que eu esteja errado, é importante que tudo seja discutido e polemizado, para que se avance para a melhor posição a respeito de qualquer assunto. Acho que, ao levantar a lebre, estou dando uma saudável contribuição para o debate. Pode ser até que eu seja vencido e mude de ideia. Ótimo. Mas o tema foi esmiuçado. Não há nada que se possa dizer que esteja estabelecido como definitivo. Tudo pode ser discutido. Sem exceção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário