quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O Sr. já foi convidado a fazer parte da maçonaria? O que acha desse grupo?

Não, mas, se fosse, não aceitaria. Para começar, eles não aceitam ateus nem anarquistas. Depois eu discordo de três pontos básicos da maçonaria. Trata-se de um grupo fechado de ajuda mútua. Sou totalmente contra isso. Acho que as pessoas não podem privilegiar ninguém, nem seus familiares. Tudo tem que ser concedido democraticamente a todos, por mérito. Segundo, dizem que eles possuem conhecimentos secretos. Isso é um absurdo. Todo conhecimento, mormente se for benéfico, tem que ser divulgado para todo mundo. Se eu fosse maçon eu avacalharia com essa prescrição e divulgava tudo para todos. O terceiro ponto que eu discordo é o seu ritualismo do tipo religioso. Para mim esse tipo de coisa é ridícula. Tem mais. Pelo que eu saiba não existem mulheres maçonas, o que me faz repudiar um tipo de sociedade assim. Para mim, um grupo de pessoas que queiram fazer o bem deveriam se reunir de modo informal e agir sem ritual nenhum, sem sociedade nenhuma, de modo totalmente aberto. Não me filiaria à maçonaria, nem aos rosacruzes, nem ao Rotary, nem ao Lyons. Outra coisa que não gosto é o elitismo dessas sociedades. Uma vez me convidaram para participar da Igreja Maranata. A primeira coisa que eu perguntei foi: onde estão os pobres da sua igreja? Também não me filio a partidos políticos. Quero ser um livre pensador que concorda ou discorda disso ou daquilo de um partido ou de outro. Não me submeto a bitola, a cabresto nem a antolhos. Por isso sou atacado por direitistas e esquerdistas, crentes e ateus, arquistas e anarquistas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails