Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
Professor, por que algumas pessoas usam o termo Anarco-capitalismo? A Anarquia é falta de uma autoridade imposta, como governo. O capitalismo não é autoritário, por isso se as pessoas quiserem usar dinheiro, que não seja controlado pelo governo, isso aind
Para distinguir do Anarco-comunismo. Ambos são anarquismos, isto é, sistemas sem governo. Mas o anarco-capitalismo postula o individualismo, a competição, o dinheiro e a propriedade privada como fatores de obtenção do bem-estar, no caso, individualizado. O anarco-comunismo postula o coletivismo, a colaboração, o compartilhamento, a abolição do dinheiro e a propriedade comunitária como fatores do bem-estar, no caso, coletivo. São posturas bem diferentes. Note que também pode-se ter um sistema árquico capitalista ou comunista. Anarquismo e arquismo são sistemas políticos enquanto capitalismo e comunismo são sistemas econômicos. O Socialismo também é econômico. Enquanto no comunismo ninguém é empregado de ninguém, no capitalismo muitos são empregados de poucos e no socialismo todos são empregados de um só, o governo. O socialismo, por definição, tem que ser árquico, podendo ser democrático, como na social-democracia ou totalitário, como nas chamadas "ditaduras do proletariado", que não são do proletariado e sim do chamado "Partido Comunista", que não é comunista.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário