Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
Tudo o que passa a existir precisa de uma causa? Se não, dá exemplos? Por que eu li sobre o decaimento não ter causa, mas não entendi a diferença entre condição e causa.
Causa não é uma necessidade. Condição sim. Condição é o conjunto de fatores que possibilita a ocorrência de um evento. Causa é um evento que determina a ocorrência de outro. Nenhum evento poderá ocorrer se as condições para sua ocorrência não estiverem preenchidas. Mas um evento pode ocorrer sem que haja nenhum outro que determine isso. Ou seja, ocorrer de modo fortuito. Causa se aplica a eventos. Quando se menciona a causa de um ser, em verdade está se referindo à causa do evento de sua passagem da inexistência para a existência. Todo evento que possua uma causa é denominado "efeito". Nem todo evento é um efeito. Um evento é algo que aconteça com um ser ou uma entidade, isto é, uma transformação, uma mudança no seu estado. Esse ser pode ser um sistema bem complexo, como também pode ser uma entidade não substancial, como uma instituição ou uma norma, por exemplo. É preciso não confundir evento incausado com evento de causa desconhecida. Da mesma forma que não se pode confundir indeterminismo essencial com aleatoriedade acidental. Indeterminismo é o fato de algum evento poder ser causa de diferentes outros, a cada vez que ocorra. O indeterminismo essencial está presente nos eventos no nível das partículas elementares. A imprevisibilidade do resultado de um lance de dado é uma aleatoriedade acidental. Para os sistemas de muitas partículas, os fenômenos são tanto causais quanto determinísticos, isto é, possuem uma probabilidade muito centrada em dado resultado, tipo uma funcão delta de Dirac. Já os elementares podem exibir indeterminismo e incausalidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário