Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014
"Piada é considerar que a existência do Universo e o surgimento da vida sejam produto de uma inteligência e um poder extrínsecos ao Universo". Pelo contrário, consiste em uma dedução lógica. Só uma consciência para regular as constantes, gerar RAZÃO na natureza e explicar a exist. de algo dif. nada
Não. De que você tirou essa conclusão? Não há nada que diga que os valores das constantes físicas existentes e que possibilitam a existência de átomos, por exemplo, tenham sido estabelecidos por alguma inteligência. A existência de algo ao invés de nada, também não requer explicação ou razão nenhuma. Simplesmente é assim porque calhou de ser. Poderia perfeitamente não ser. Nada no universo leva à conclusão de que ele seja objeto de algum projeto inteligente e tenha surgido por um ato de vontade de alguma entidade com poder para fazê-lo. Isso é uma ilação gratuita e sem fundamento. Se não há nenhuma indicação nesse sentido, a opção razoável (isto é, de acordo com a razão) é a de que tudo tenha se dado sem motivo nenhum, sem planejamento nenhum, sem propósito nenhum e sem ter nada do que ser proveniente (aliás esse último quesito também é compartilhado por que ache que tenha havido uma causa, uma razão e um propósito).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário