Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 2 de fevereiro de 2014
Professor, o que leva uma pessoa a ser preconceituosa? É uma questão inata ou adquirida? Tem alguma relação com a autostima?
Absolutamente não é inata. Geralmente é adquirida em razão da vivência familiar e pela interação com o grupo de amigos. Está muito relacionada com com a cosmovisão que concebe as pessoas como fundamentalmente desiguais, em oposição à visão igualitária. Isso é um viés cultural que, infelizmente, ainda se encontra em muitas pessoas e só vai ser totalmente erradicado por um esforço educacional ao longo de muitas gerações. E esse esforço deveria ser feito na Educação Básica, por meio dos Temas Transversais. Mas as escolas quase não cuidam de desenvolvê-los. Em alguns casos pode ser reflexo de baixa auto-estima, mas minhas observações mostram que são exceções e não uma correlação bem definida. Há muitos preconceituosos que não têm problema nenhum de auto-estima bem como pessoas que padecem de baixa auto-estima que não desenvolvem preconceito e isso é mais comum do que o oposto. Todavia não tenho dados de nenhuma pesquisa a respeito. É o que observo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário